quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A FÉ E A OBRA

Há alguns dias, após presenciar um ato esplêndido de Boas Obras praticado por um família paulista, cheguei a escrever sobre aquilo e deixei claro que, se acaso não tiverem Cristo, de nada irá adiantar seus bons hábitos.
Fiquei com aquela sensação de ter desabafado e mostrado a alguém, que talvez encontrasse esse blog e lesse aquela postagens, o verdadeiro sentido das boas obras com fé e diante de Deus.
Tendo Passado ainda alguns dias pensando naquele fato, me deparei com uma estupenda passagem bíblica sobre a fé é as obras. Nessa passagem pude perceber que não é só a fé que interessa a quem de boas obras; as obras também devem interessar a quem tem procurado praticar sua fé em Cristo Jesus.
O texto que me chamou a atenção está localizado na Epístola de Tiago, no Capítulo 2, a partir do versículo 14, e diz assim:
- Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
- Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa, e necessitados de alimento cotidiano,
- e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos, e fartai-vos, sem, contudo, lhes dardes o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
- Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
- Mas alguém dirá: Tu tens fé e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
- Crês tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem.
- Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
- Não foi por obras que o nosso pai Abraão foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
- Vês como a fé operava juntamente com as suas obras, com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
- e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
-Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente.
- De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
- Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

E, após ter meditado nessa passagem, cheguei à conclusão de que tanto as obras quanto a fé são vãs se não estão andando juntas.

Em CRISTO e para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O teu COMENTÁRIO é interessante? Então, seja bem vindo ao mundo incrível dos comentários interessantes do Evangelista que veio do Sul! Lembrem-se: O Caminho do Senhor é sempre Santo e Justo...