quinta-feira, 22 de março de 2012

ORAÇÃO E NADA MAIS

       Hoje acordei e, de repente, me peguei orando. Sim, me peguei orando. Não que eu não ore todos os dias e o tempo todo. Quando nada está acontecendo, eu oro. Quando a situação está "indo de vento em popa", eu oro. Quando está tudo as mil maravilhas, eu oro. Quando tudo vai mal, eu oro. Quando estou no fundo, bem lá no fundo, do poço, eu oro. Quando vou deitar, eu oro. Quando acordo altas horas da madrugada, eu oro. Quando o sono acaba e já é hora de acordar, eu oro. Quando me preparo para o café da manhã, para o almoço e para o jantar, eu oro. Quando estou me dirigindo para o ponto de ônibus para ir trabalhar, eu oro. Quando o expediente acaba e tenho que voltar para casa, eu oro. Resumindo, procuro orar todo o tempo possível e disponível que tenho.
      Na Santa Palavra de Deus, há uma série de passagens que nos conduz à oração. Deus precisa de nossas orações; não só quando tudo vai bem, mas, também, quando tudo vai muito mal; não só quando há risos, quando há lágrimas também. Oração de agradecimentos; afinal, em tudo, em completamente tudo, devemos dar graças a Deus, pois todas as coisas que acontecem provém para o bem daqueles que o amam. Oração para pedir algo; como diz a Bíblia: pedi, pedi e dar-se-vos-á. Oração por salvação; oração por libertação; entre tantas outras.
       Você já parou para pensar que, às vezes, tua oração parece não estar trazendo resultado? Parece que Deus está um pouco ocupado com outras pessoas e não teve tempo de ouvir e responder-lhe? Aí, vem aquela agonia, aquele desespero, aquele desânimo, aquela quase falta de fé e, sem parar um pouco pra pensar você acaba pensando que Deus não se importa contigo; que Ele, o Deus Todo Poderoso, Criador dos Céus e Terra e tudo o que neles há, tem assuntos mais importantes do que parar para responder-lhe uma simples oração tua.
Certa vez, em conversa com alguns amigos meus, nenhum deles era crente, conversávamos sobre os desânimos e dificuldades do dia-a-dia; e ele, sabiamente, nos contou uma pequena parábola sobre um velho sábio chinês; foi mais ou menos assim:
"Pessoal, a gente reclama muito sobre coisas que queremos e nunca acontecem; nos tornamos descrentes por muitos fatores negativos, ou que achamos que sejam negativos. Uma vez um aprendiz, desesperado por não ter suas orações respondidas, entristecido procurou seu mestre, um velho sábio chinês, e lhe disse: Mestre, estou desanimado com tudo. Tenho feito minhas orações, meus sacrifícios, meus jejuns, minhas meditações e não tenho tido respostas sobre minhas petições. Tenho a impressão de que Deus não me ouve e, com isso, minha alma tem se entristecido mais e mais. O Velho Sábio Chinês, no auge de sua vivência, olhou calmamente para aquele jovem aprendiz e lhe mandou pegar uma peneira, e disse-lhe: Filho, pegue essa peneira, vá até ao riacho que corre por detrás do templo e me traga cheia de água. O aprendiz, sem entender muito bem a ordem de seu Mestre, mas obedecendo ao que determinou o Sábio, foi, pegou a peneira, chegou à beira do riacho e começou a tentar enchê-la de água, para poder levar ao seu mestre. Horas se passaram e ele, num esforço fenomenal, chegou ao fim do dia sem conseguir uma só gota de água, se dirigiu até seu Mestre. Aproximando-se daquele compassivo ser, entristecido e envergonhado, disse: Mestre, vim pedir-lhe perdão, pois, procurei de todas as formas e, por mais que tentasse, não consegui manter uma só gota d´água no interior da peneira, assim como o senhor me pediu. O Mestre, no profundo de sua sabedoria, olhou para aquele entristecido e desanimado jovem, tomou a peneira de sua mão e lhe disse: Por que estás triste, meu jovem? Respondeu o jovem: Mestre não consegui pegar água, como o senhor havia me pedido. O Mestre novamente falou: meu filho, quando você pegou esta peneira ela estava completamente suja. Veja agora, você me trouxe a peneira totalmente limpa; ela voltou para mim completamente modificada, diferente de quando saiu daqui. Filho, assim é a oração. Às vezes, oramos ininterruptamente, loucamente, desesperadamente e olhamos para os céus e nada parece ter movido, nada parece ter acontecido; mas o nosso ser, o nosso espírito, se tornou fortalecido, renovado e pronto para a próxima batalha. Às vezes, não conseguimos ver o resultado de nossas orações e por sermos tão mesquinhos não notamos o crescimento espiritual que tivemos naquele momento em que orávamos".
      Depois disso, meu amigo encerrou a conversa e simplesmente saiu. Isso me fez chegar a uma simples conclusão, quando Deus quer nos responder, Ele pode até mesmo usar um ímpio para nos trazer uma palavra sua, uma palavra de conforto. 
      Fiquemos atentos, pois Deus responde nossas orações, talvez não da forma que gostaríamos e sim da forma que lhe convém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O teu COMENTÁRIO é interessante? Então, seja bem vindo ao mundo incrível dos comentários interessantes do Evangelista que veio do Sul! Lembrem-se: O Caminho do Senhor é sempre Santo e Justo...