sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

UM CARNAVAL NUM RETIRO ESPIRITUAL...

          Após mais um Retiro Espiritual de Carnaval, ocorrido a pouco, fui indagado, por um jovem, sobre o que pensava sobre a realização de uma simples festa à fantasia, num dos dias do evento.
          Ele, o jovem, crendo que teria meu apoio, foi surpreendido com uma sincera e direta negativa: sou completamente contra.
          Não aceitando minha resposta, procurou, por a mais b, arrumar justificativas para o ocorrido; tais como: "Acho que não tem nada a ver!". "A gente também não pode ser tão radical assim!". "Pô, foi nosso momento de relax!"
          Quero deixar bem claro que não sou contra as pessoas se fantasiarem. Aliás, tenho uma filha que adora ir para a escolinha fantasiada de Branca de Neve. E eu me divirto com a situação.
          O que me incomoda com as festas à fantasias, em retiro espirituais, é a imitação que estamos praticando do que ocorre no mundo (o qual jaz no maligno).
          Um retiro espiritual é um momento em que você foge da agitação mundana, neste caso específico, foge do tumulto carnal causado pelo Carnaval, e procura, num lugar distante de tudo, distante da cidade, distante das aberrações que ocorrem nesses poucos dias de muita folia e tudo o mais, para fazer com que teu espírito se conecte com as coisas que são do Alto; que se conecte com os afazeres do Espírito Santo de Deus. Momento em que você procura deixar tua vida espiritual aos pés do Deus Supremo. Momento em que você, mesmo com algumas dezenas de jovens, consegue estar sozinho com Cristo. Momento em que você percebe que ser Sal da Terra é a completude de tudo o que você tem vivido.
          E, num momento tão grandioso e gracioso, porque ali se supõe sentir a Grandiosa e Graciosa presença do Deus Atíssimo, você, simplesmente, dá um tempo de Cristo e vai se transformar em um super-herói, em um árabe, em um lutador, em um jogador de futebol, em um mordomo, em um dançarino, em um ser poderoso entre outros.
          O que percebo numa festa à fantasia, praticada em um retiro espiritual, é a volta à estaca zero de tudo o que havia sido conquistado até àquele momento de busca ao crescimento espiritual. Você tira fotos, você brinca e se diverte e, radicalmente falando, acaba com todo o objetivo que havia sido proposto para o bendito retiro: a busca por um renovo espiritual. Você, inconscientemente e inconsequente, deixou crescer um ramo de joio em toda a tua plantação de trigo.
          Servir ao Senhor é muito mais do que qualquer coisa que se imagine. Servir ao Senhor é tudo, e nada pode atrapalhar o teu convívio com esse Deus Todo-Poderoso.
          Você, no meio da espiritualidade, que deveria ser o objetivo maior no compromisso do Retiro, deixou o mundo fantasioso do carnaval invadir e transformar em pequenêz toda a forma de louvor que deveria preencher aquele lugar, outrora consagrado ao Senhor...




Em Cristo que me libertou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O teu COMENTÁRIO é interessante? Então, seja bem vindo ao mundo incrível dos comentários interessantes do Evangelista que veio do Sul! Lembrem-se: O Caminho do Senhor é sempre Santo e Justo...